intercambio

Já pensou em fazer um intercâmbio? Bom, se sim, saiba que você não é o único. Há décadas, as pessoas saem de seus países de origem para estudar em lugares diferentes. Mas, por que elas fazem isso? Fazer intercâmbio é bom? Se você ainda tem dúvidas se fazer um intercâmbio realmente é uma experiência que vale a pena, então acompanhe a leitura.

Em primeiro lugar, se tantas pessoas buscam passar nem que seja um pequeno período em outro país, é porque se trata de uma experiência que vale a pena. A saudade de casa e a falta de costume com um novo lugar são normais, mas o que importa é a bagagem que você vai levar no fim das contas.

 

 

Vivenciar um intercâmbio é positivo

 

Por que um intercâmbio é algo muito positivo? Que aspectos fazem dele uma experiência única? Bom, se você ainda não sabe, fique tranquilo, porque vai poder conferir com detalhes todas essas características a seguir.

Uma das mais proveitosas experiências que se pode tirar de um intercâmbio é o fato de que é possível aprender uma nova língua. Estar em contato com um idioma todos os dias, ainda que você não o conheça, faz com que você aprenda mais sobre ele.

E isso só fica mais fácil se por acaso você já tem familiaridade com o idioma em questão. O nosso cérebro tem uma excelente capacidade de aprendizado, tanto é que muita gente que passa seis meses nos Estados Unidos, por exemplo, volta com o inglês na ponta da língua. Por aí você pode imaginar o que um intercâmbio na Alemanha pode fazer pela sua vida.

 

 

Conhecer uma cultura diferente

 

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? E por que não conhecer a cultura de um país diferente? Observar outros costumes, outro modo de se vestir, outros hábitos alimentares, vínculos familiares e de amizade é algo que te faz aprender coisas que talvez você não aprenda em seu país de origem.

 

 

Fazer novas amizades

 

Fazer novos amigos também é muito legal, e um intercâmbio pode te proporcionar isso. Além disso, não são amigos comuns. São pessoas que moram em um país diferente do seu, e podem ser pessoas que te receberiam na casa delas nas próximas vezes que você resolvesse voltar para lá.

Além disso, você pode fazer contatos interessantes para sua vida profissional. Uma pessoa que pode te indicar para um trabalho, um empreendedor interessado em suas habilidades. Nunca se sabe.

 

 

Dar um up no currículo

 

Uma das maiores vantagens de fazer um intercâmbio é conseguir dar um up no currículo depois que ele acaba. Quando você volta para casa, terá um acréscimo e tanto no seu currículo. Recrutas valorizam pessoas que dominam outros idiomas, e que já trabalharam ou viveram fora.

Portanto, se você está pensando em fazer um intercâmbio para melhorar suas oportunidades de trabalho no Brasil, saiba que isso é o que você pode fazer de melhor! O mercado está cada vez mais competitivo e ter um diferencial é o que faz com que você consiga se destacar, portanto, pode-se concluir que fazer intercâmbio é bom, sim!