horas

Perguntar e responder horas no Alemão

 

 

Saber falar sobre o horário é fundamental em qualquer idioma. Afinal, é importante saber comunicar as horas para saber o momento em que um compromisso ocorrerá, seja por obrigação ou lazer. Em alemão, os horários são determinados de forma similar ao português, porém devemos ficar atentos a alguns detalhes. Neste post, explicaremos como as horas são formadas em alemão e quais as expressões corretas a serem utilizadas.

 

 

Uhr (hora)

 

Para determinar um horário, devemos utilizar palavra Uhr. Ela define que estamos falando de um horário em si do dia e não uma duração (neste caso, utilizamos a expressão Stunde). Para formar um horário, basta incluir a palavra Uhr entre as horas e os minutos.

Por exemplo:

13h em alemão se torna: 13 Uhr (dreizehn Uhr).
11h40 em alemão se torna: 11 Uhr 40 (elf Uhr vierzig).

 

Perceba que não há necessidade de utilizar uma expressão para os minutos, somente para as horas.

 

 

Como se fala “meia” para horários?

 

Em português, é comum utilizarmos a palavra “meia” quando o relógio marca 30 minutos. Por exemplo, 8h30 pode ser falado como “oito e meia”. Em alemão, deve-se utilizar a expressão “halb”. Entretanto, essa palavra deve vir no começo da frase e o horário referido leva em conta a próxima hora do relógio. Com um exemplo fica mais fácil de compreender:

 

5h30 em português é cinco e meia.
5h30 em alemão é halb sechs.

 

Ou seja, foi percorrido meio (halb) caminho até às 6h (sechs).

 

 

Nach (após)

 

Há ainda outra expressão em alemão, utilizada com os minutos de 01 a 29: nach. Essa palavra informa que se passaram x minutos do horário y.

Por exemplo:

17h13 ficaria “dreizehn nach siebzehn” (treze após as dezessete).

 

 

Vor (para)

 

Outra expressão existente é utilizada entre os minutos 31 até 59: vor. Similar ao português, em que dizemos horários “cinco para as oito” ou “dez para as dez”, a expressão vor indica quantos minutos faltam para completar o próximo horário cheio.

Assim, temos:

8h47 seria “dreizehn vor neun” em alemão (treze para as nove).

 

Vale ressaltar que tanto “nach” quanto “vor” são opcionais, e por vezes é mais fácil/simples utilizar apenas o formato que vimos no começo do post, falando as horas e os minutos diretamente.

 

 

Que horas são?

 

Por mim, como fazemos para perguntar o horário atual para alguém?

Basta utilizar a seguinte expressão:

Wie spät ist es?

 

Essa pergunta é o equivalente a “que horas são?” em português.

Para responder, basta utilizar a sequência “Es ist…”.

Por exemplo, para 10h20:
Es ist 10 Uhr 20 (zehn Uhr zwanzig).

 

 

É isso então! Mais um material explicativo colocado a sua disposição, e desta vez você aprendeu a como falar e responder as horas no alemão. Muito mais conteúdo está por vir e queremos ter a certeza de que você continue se desenvolvendo, então nos visite mais vezes!