Pronomes Pessoais Alemao

Idiomas empregam pronomes para evitar a repetição de substantivos citados anteriormente. Assim, substituem tais palavras, fazendo referência a alguém que já havia sido referenciado em algum momento. Em alemão, essas palavras são divididas em singular e plural, assim como em português. Neste post, explicaremos cada um dos pronomes pessoais, seus casos de uso e como colocá-los no lugar de substantivos.

 

 

ich (eu)

 

O pronome pessoal ich se refere a primeira pessoa do singular. Em português, ele é o equivalente ao pronome “eu”. O pronome ich deve ser utilizado quando alguém fala sobre si mesmo, ou seja, se refere a quem está dizendo a frase.

Ex: Ich bin Lehrer. (Eu sou professor)

 

 

du (você)

 

O pronome pessoal du faz referência a segunda pessoa do singular em alemão. Em português, ele é traduzido como “você”. O pronome du deve ser utilizado quando alguém fala diretamente com outra pessoa, ou seja, alguém que esteja envolvido na conversa/situação.

Ex: Du singst gut. (Você canta bem)

 

 

er (ele)

 

O pronome pessoal er faz referência a terceira pessoa do singular. Este pronome deve ser utilizado apenas com substantivos masculinos. Em português, seu equivalente seria o pronome “ele”, porém é preciso se atentar ao detalhe que alguns substantivos masculinos em português são femininos ou neutros em alemão, e vice-versa. Portanto, o ideal é sempre consultar um dicionário quando houver dúvidas quanto ao gênero de uma palavra. O pronome er é utilizado quando se fala de algo ou alguém que não está envolvido diretamente na conversa.

Ex: Er spielt Fußball. (Ele joga futebol)

 

 

sie (ela)

 

O pronome pessoal sie também se refere a terceira pessoa do singular. Ele é utilizado com substantivos femininos. Em português, sua tradução equivalente seria “ela”, entretanto, assim como no caso do pronome er, deve-se verificar qual o gênero do substantivo em alemão, para garantir que ele realmente seja feminino. O pronome sie é utilizado quando se fala de algo ou alguém que não está envolvido diretamente na conversa.

Ex: Die Tür ist neu. Sie ist schwarz. (A porta é nova. Ela é preta)

 

 

es (ele/ela)

 

O pronome es é o último caso que se refere a terceira pessoa do singular. Ele deve ser utilizado com substantivos neutros. Ao contrário do que muitos pensam, este não é o pronome que se refere apenas aos objetos e animais (como seria o caso do “it” em inglês), afinal sie e er também podem se referir a tais substantivos. Em português não há um pronome exatamente equivalente, sendo os mais próximos “ele” ou “ela”. Novamente, lembre-se se verificar em um dicionário qual o gênero da palavra, para utilizar o pronome de maneira correta.
Ex: Das Mädchen ist hier. Es ist mein Tochter. (A garota está aqui. Ela é minha filha)

 

 

wir (nós)

 

O pronome pessoal wir é o equivalente a primeira pessoa do plural. Em português, sua tradução seria “nós”. Esse pronome deve ser utilizado quando a pessoa que faz o discurso fala sobre um grupo ao qual ela pertence, ou quando duas ou mais pessoas falam sobre alguma ação que realizam em conjunto.

Ex: Wir leben hier. (Nós vivemos aqui)

 

 

ihr (vocês)

 

O pronome ihr faz referência a segunda pessoa do plural em alemão. No idioma português, seria equivalente a “vocês”. Este pronome é empregado quando a pessoa que faz o discurso fala com duas ou mais pessoas que estão envolvidas na conversa, ou seja, se comunica diretamente com elas.

Ex: Ihr seid meine Freunde! (Vocês são meus amigos!)

 

 

sie (eles/elas)

 

O pronome sie se refere a terceira pessoa do plural e não deve ser confundido com a terceira pessoa do singular. Por isso, é importante se atentar ao contexto e à conjugação do verbo, já que a grafia e a pronúncia desse pronome são iguais nos dois casos. Em português, é equivalente a “eles” ou “elas”. Neste caso, não há diferença entre o gênero dos substantivos, já que todos estarão no plural. O pronome deve ser utilizado para falar de duas ou mais pessoas, animais ou objetos, que não estejam envolvidos diretamente na conversa.

Ex: Sie sprechen Englisch. (Eles falam inglês)

 

 

Sie (você/vocês formal)

 

O último pronome pessoal em alemão pode ser utilizado tanto no singular quanto no plural. O pronome Sie faz referência a segunda pessoa do discurso e indica formalidade. Ele deve sempre ser escrito com letra maiúscula, mesmo que esteja no meio ou final de uma sentença. Esse pronome deve ser utilizado em situações que exigem formalidade quando se fala diretamente com alguém, em geral quando a pessoa é mais velha, ocupa um cargo importante ou quando não se tem intimidade.

Ex: Wo arbeiten Sie? (Onde você trabalha?)

 

 

Agora que você aprendeu utilizar os pronomes pessoais em alemão, que tal praticar um pouco? Visite nossa página inicial e escolha um tópico para começar. Desejamos a você muito sucesso no estudo desta tão importante língua.