Caso dativo

Aqui para mais um artigo explicativo, onde buscaremos clarear seus pensamentos e mandar para longe todas as dúvidas que cercam esse tópico. Leia com atençao ao que é ensinado a seguir, pois fazendo assim seu aprendizado alcançará patamares mais elevados rapidamente.

No idioma alemão, são utilizados diferentes casos gramaticais, de acordo com a forma e os elementos que compõem uma parte ou uma sentença completa. O caso abordado neste post é o Dativo. A seguir, demonstraremos quando esse caso é utilizado, quais são as formas dos artigos dativos e exemplos.

 

 

Em que situaçao usar o Caso Dativo?

 

Deve ser utilizado em determinadas situações, sendo algumas delas:

  • Se referir ao objeto indireto na frase;
  • Quando se utiliza situações estáticas;
  • Quando se utiliza preposições dativas.

 

 

Quais são os Artigos Dativos?

 

Os artigos em alemão são divididos em definidos (quando se fala de alguém ou algo específico, equivalente em português aos artigos “o”, “a”, “os”, “as”) e indefinidos (quando se fala de alguém ou algo em geral, equivalente em português aos artigos “um”, “uma”).

Para empregar corretamente o artigo, é necessário saber se o substantivo, no singular, é do gênero masculino, neutro ou feminino. O gênero de um substantivo pode ser descoberto através da utilização de um dicionário.

 

Os artigos dativos são os seguintes:

 

Gênero Artigo Definido Artigo Indefinido
Masculino Dem Einem
Neutro Dem Einem
Feminino Der Einer
Plural Den

 

É importante ficar atento e não confundir o artigo definido feminino “der” no dativo com o artigo definido masculino “der” no nominativo. Da mesma forma, não se deve confundir o artigo definido no plural “den” no dativo com o artigo definido masculino “den” no acusativo. Fique atento e não misture os casos!

 

ATENÇÃO: Os substantivos no plural dativo devem ser alterados e um –N deve ser adicionado ao seu final. São exceções palavras que já terminam com –N ou com –S.

Ex: die Äpfel   →   den Äpfeln     mas      die Fotos   →   den Fotos

 

 

Utilização do Caso Dativo com Objetos Indiretos

 

De forma geral, o caso dativo serve como resposta à pergunta “a quem?”, indicando objeto indireto.

 

Ex: Er gibt der Frau die Schuhe. (Ele está dando à mulher os sapatos) – Utilização do artigo definido feminino. Perceba que “à mulher” está respondendo a pergunta “a quem?”. Já “os sapatos” estão no caso acusativo, pois indicam objeto direto.

 

Ex: Wir backen den Kindern einen Kuchen. (Fazemos um bolo às crianças) – Utilização do artigo definido plural. Perceba que “um bolo” está no acusativo. “Kinder” foi alterado para “Kindern”, pois, conforme explicado, o caso dativo pede que a letra N seja acrescentada ao final de um substantivo plural.

 

 

Utilização do Caso Dativo com Situações Estáticas

 

Quando não há locomoção de um local para outro. Ou seja, pode até existir movimento, mas a pessoa não deixa o local.

Ex: Er lauft in dem Park. (Ele anda no parque) – Utilização do artigo definido masculino. Apesar de haver movimento, ele continua andando no mesmo local (o parque). A junção de “in” e “dem” forma “im”. Portanto a sentença também poderia ser “Er lauft im Park”.

 

Ex: Ich lerne Deutsch in der Schule. (Eu aprendo alemão na escola) – Utilização do artigo definido feminino. Indica uma situação em que a pessoa permanece no mesmo local (escola).

 

 

Utilização do Caso Dativo com Preposições Dativas

 

Algumas preposições exigem a utilização do caso dativo após serem empregadas na sentença. Exemplos das principais preposições dativas são:

 

Ab (a partir de)

 

Dank (graças) Gegenüber (oposto a)
Mit (com)

 

Nach (para, depois de) Seit (desde, há)
Von (de/do/da) Zu (para)

 

Ex: Du sprichst mit einem Mann. (Você está falando com um homem) – Utilização do artigo indefinido masculino.

 

Ex: Wir kennen Hanz seit einem Jahr. (Nós conhecemos o Hanz há um ano) – Utilização do artigo indefinido neutro.

 

Ex: Er kommt von der Arbeit. (Ele está vindo do trabalho) – Utilização do artigo definido masculino.

 

 

Você aprendeu a quando usar o caso dativo em alemão, agora passe para a parte de fixaçao.

 

 

Atividades de fixaçao da matéria ◄◄